Um dos maiores enganos que uma pessoa pode cometer em música é achar que SOMENTE aulas levarão a pessoa a se tornar um bom músico. Falo isso em relação a qualquer instrumento, canto ou teoria. Isso vale para as aulas conosco ou com qualquer professor (ou coach) do mundo.
Vamos nos restringir a aula de canto nesse post para exemplificar bem e também porque é nossa especialidade.
Depois de passar por muitos professores de canto de diferentes estilos e “técnicas”(sim entre aspas, em outro post explico), cheguei a conclusão que o melhor que um professor de canto (vocal coach) pode oferecer é organizar seu estudo e a sua prática. Em síntese, como e quanto você deve estudar/praticar.
Dessa forma as aulas deveriam checar o que foi estudado e passar mais conteúdo até o próximo encontro. O intervalo entre as aulas, dependerá às vezes mais do aluno e de questões pragmáticas (agenda, valor da aula etc) do que de indicação do professor, mas EM GERAL nesse sistema explanado anteriormente, uma aula semanal é suficiente.
Uma aula semanal é suficiente porque considera-se que o aluno estudará algo entre 3 e 5 vezes aquela mesma sequência de exercícios e atividades em cima do repertório entre uma aula e outra. É claro que o professor deve estar atendo aos objetivos do aluno e também ser compreensivo quando o aluno comunica de saída que sua agenda não permite toda essa dedicação.
É possível sim ter resultados sem essa dedicação mencionada acima, basta o vocal coach bolar um plano com o aluno e também o aluno se conscientizar que seu desenvolvimento sera mais lento.
De qualquer forma, é essencial que o aluno tire um dia de descanso (que não cante nesse dia). Supondo uma dedicação máxima semanal então seria 1 dia de aula + 5 dias de estudo + 1 dia de descanso. Em caso de alunos que já fazem shows e gravações não se recomenda estudar no dia do show ou da gravação (apenas aquecer) e deve-se considerar a necessidade de 2 dias de descanso semanal.
Quanto tempo em cada dia de estudo? Algo entre 45 minutos (no mínimo) e 2 horas (no máximo). Se o aluno for iniciante, deve ficar bem próximo do número mínimo por algumas semanas (ou até meses) e devemos deixar o número máximo apenas para aqueles que já têm a resistência necessária para cantar por todo esse tempo. De toda a forma, peça essa orientação para seu professor de canto.
Organizado o tempo de estudo, resta-nos responder a questão de como estudar. A resposta aqui parece um pouco óbvia: exatamente como seu professor indicou durante a aula. Ou seja, você deve reproduzir exatamente os sons e as sensações que seu vocal coach indicou.
Para isso acho IMPRESCINDÍVEL gravar os exercícios e as músicas trabalhadas em aula. Quanto melhor a qualidade de gravação, melhor você poderá estudar em casa depois.
As condições ideais seriam estudar num estúdio, com tranquilidade, isolamento acústico e equipamentos de retorno. Podemos adaptar isso e estudar num quarto, com portas e janelas fechadas e um cellular de qualidade razoável. Hoje em dia é possível investir em equipamento básico (microfone e fone de ouvido) gastando muito pouco.
Se conseguir essa condição ideal ao menos 1 ou 2 vezes por semana, você pode ficar tranquilo já que a vantagem do canto é que você pode estudar em qualquer lugar ou fazendo quase qualquer outra coisa simultaneamente.
Uma dica preciosa que sempre passo é que se você tiver os exercícios e o repertório no celular ou num pendrive pode estudar no carro, no banho, enquanto cozinha, fazendo faxina, lavando louça, lavando e secando a roupa etc.
Para encerrar, a mensagem principal desse post é que com um plano e uma orientação adequada do seu professor de canto, todo o resto depende de você! Está nas suas mãos tornar-se o cantor que sempre quis ser!
2 Comments
Gostaria de saber o custo para treino canto
Obrigado! Por favor, entre em contato por e-mail (contato@raphaelbegosso.com) ou WhatsApp (11 98888-5795). Dê uma olhada nos links de valores também: https://raphaelbegosso.com/valores-aulas-de-canto-online/ e https://raphaelbegosso.com/valores-aulas-de-canto-presenciais/