Como nós já dissemos em outros posts, uma das maneiras que os alunos do estúdio têm estudado é no trânsito. Novamente faço o alerta para ir devagar, pela pista da direita e apenas se já dirige há algum tempo!
Para que isso seja possível preparamos TODA a aula para TODOS os alunos no mínimo 2 arquivos com a mesma duração:
Os alunos recebem esses arquivos por wetransfer no dia que realizaram a aula e geralmente baixam em seus computadores, pendrives, tablets ou celulares e assim ficam com o conteúdo da aula da semana para estudar em qualquer lugar que estiverem (como no trânsito como dissemos acima).
Recomendamos que ponham o repertório treinado nas aulas no seu dispositivo de preferência também, porque passamos atividades específicas em cima de cada música. Pode ser apenas a música original ou a versão original e alguma versão instrumental, playback ou karaoke.
Caso você se locomova principalmente por transporte público, ainda assim você pode tornar seu tempo mais produtivo! Pode estudar enquanto cozinha, faz faxina, toma banho, lava, seca ou passa roupas, lava o carro, dá banho no seu pet, joga tempo fora nas redes sociais etc! Use a imaginação!
Talvez pelo menos uma vez por semana seja legal ter um estudo mais concetrado, mas esse tipo de estudo que descrevemos anteriormente é muito eficiente e acaba não pesando em nossos horários semanais. A idéia seria pensar na sua rotina e tentar encaixar o canto da melhor forma possível, sem que o tempo de estudo vire um fardo (principalmente para aqueles que não têm pretensão de trabalhar com música).
Outra dica importantíssima é que se você tem pouco tempo para estudar, estude principalmente as suas dificuldades! Por exemplo, se você acha difícil o ultimo refrão de uma música e tem 30 minutos para estudar o repertório, cante uma vez a música inteira logo depois de estudar a técnica, estude várias vezes esse último refrão e volte a cantar a música mais uma vez inteira. Assim você terá muito mais resultado do que usando esses 30 minutos para cantar umas 7 vezes a música toda (essa conta é aproximada e depende da duração da música).
Mais uma coisa é que você deve estudar DA MANEIRA CORRETA, ou seja, da maneira que seu professor de canto recomendou na aula. Nesse ponto, vale muito a experiência pessoal em termos de sensações. Se seu vocal coach disse que certo exercício ou música ficaram bons daquele jeito que você acabou de fazer, então, procure ao máximo guardar todo o tipo de sensação que você teve na aula e reproduzi-la(s) quando estiver estudando sozinho.
Só tem uma coisa pior que não estudar, é estudar errado! Aí você pode se prejudicar ou no mínimo ganhar vícios que podem ser difíceis de tirar depois.
Por fim, cada vocalise e cada atividade no repertório devem ter OBJETIVOS claros e definidos. Se você não souber os objetivos do que está fazendo, dificilmente progredirá ou no mínimo ficará muito difícil medir os resultados.
Vamos estudar???