É muito difícil dar um sim ou não definitivo para essa pergunta. Vamos ficar no depende e você lê até o fim do post e entende o que é melhor para você, combinado?
Embora seja verdade que algumas pessoas cantem bem sem saber NADA de teoria, também é verdade que TODAS as pessoas (que já cantam bem ou não) se beneficiam em estudar teoria musical. Essas pessoas que cantam bem sem ter estudado teoria, na verdade são uma parcela bem pequena da população mundial e são consideradas exceções.
Vamos imaginar o seguinte: você está um pouco acima do peso e procura um médico para ajudá-lo a resolver isso. O médico aconselha que você faça exercícios físicos regularmente e que siga uma dieta alimentar (são apenas exemplos – pode haver outras causas para você estar acima do peso….). Mas eis que então você se lembra do seu amigo João, que é super magro, não faz exercícios e come McDonad’s todos os dias. Então você fala ao médico que fará igual seu amigo João. Podemos chamar isso de “Paradoxo do João” rs.
Não é razoável, certo? E se eu disser que tem muita gente que faz isso com canto? Ou seja conhecem o “João da Música” que não faz aula, não estuda regularmente exercícios de técnica vocal, não cuida da voz e não sabe nada de teoria, mas canta bem. Então essas pessoas resolvem seguir o exemplo do João. O resultado: a maioria NUNCA consegue cantar bem e às vezes ainda põe a culpa no dito “talento”.
Devemos tratar exceções como exceções e nunca como regra!
Com certeza, a parte mais importante da teoria para o cantor é o que chamamos de Percepção Musical (em inglês, Ear Training). Com um ouvido bem treinado, por exemplo, damos conta de muitos problemas de afinação. Então, por mais dedicado que você seja nas aulas e no estudo de técnica vocal, talvez uma parte de você não conseguir cantar bem venha exatamente de um baixo nível de treino de ouvido. Você deveria procurar aulas que ensiem isso (aqui no estúdio também trabalhamos com teoria e percepção) ou pelo menos estudar sozinho. Já passei muitas dicas em outros posts (dê uma olhada no blog), mas não deixe de baixar e fazer TODOS os dias o www.earmaster.com. Ele vai mudar sua vida!
Algumas pessoas que chegam aqui no estúdio têm dificuldade com ritmo também. Ou perdem entradas ou se perdem no meio da música, cantando mais rápido ou mais lento do que deveriam. O Ear Master aqui também ajuda e deve ser complementado com exercícios de Solfejo Ritmico (solfejo = leitura musical). Recomendo o Guia Teórico e Prático Para o Ensino do Ditado Musical – Volume 1 e 2 de Ettore Pozzoli (link dele na Amazon) que além de ter uma boa explicação de rítmica no início, tem também uma série de exercícios práticos.
Seja dificuldade com afinação seja com rítmo, recomendo a todos um livro de teoria em geral, que é o Teoria da Música do Bohumil Med (link dele na Amazon). Estude também o site www.musictheory.net, ele é muito bom.
O interessante de estudar teoria “pura” é que ela facilita muito o ouvido. Por exemplo: se você sabe que certa música está em Dó Maior e sabe como se forma uma escala maior, você já diminui bastante o universo de notas que o cantor pode estar cantando naquele trecho e fica mais fácil você encontrar a nota que está errando.
Um dos únicos cenários que consigo imaginar que alguém não precise estudar teoria é se ele cumprir todos esses requisitos:
– NÃO quiser trabalhar profissionalmente com música;
– ter MUITA segurança em afinação e não errar as notas a não ser que seja uma dificuldade de colocação vocal (por exemplo, uma nota muito aguda);
– ter MUITA segurança em ritmo, não errar as entradas nem cantar mais lento ou mais rápido do que a música original pede.
Mesmo que você se encaixe em TODOS esses parâmetros ao mesmo tempo, você se beneficiaria muito em estudar Teoria! Quem tem interesse em Ópera e Teatro Musical também deve estudar Solfejo Rítmico e Melódico porque algumas vezes só temos acesso às partituras das músicas.
E se você quer trabalhar ou já trabalha com música popular ou erudita, não tem desculpa! Estude Teoria, Treino de Ouvido e os Solfejos. É como Português para um advogado, tem que saber!